terça-feira, outubro 10, 2006

mais tarde ou mais cedo, terá lugar na sociedade portuguesa:

PODER DE DECISÃO.

no País, na sociedade, na família, no casal, na pessoa, o poder de decisão está dependente de uma conjuntura, inserida em determinadas circunstâncias e dependente de uma panóplia de factores. ora cada decisão deve ser tomada em consciência...

consciência que é dificil de definir e ainda menos fácil de relativisar uma vez que está dependente de...

retomando, cada decisão é sempre tomada depois de serem avaliados todos os factores por todos e cada interveniente de modo a chegar a um consenso maioritário, em que a maioria deve ser definida não só pelo número, mas tendo em conta o peso relativo dos intervenientes e factores tidos em conta.

um exemplo abstracto: no caso de um exame, cujo resultado afecta ou afectará a vida de uma ou várias pessoas, deve ser prestado todo e qualquer esclarecimento dos meios e possíveis resultados e deve ser dada a preparação adequada para a tomada de consciência das opções viáveis após o conhecimento do resultado. este procedimento leva a um conhecimento profundo da situação e permite a análise do problema na sua globalidade, clarificando as possibilidades existentes sobre as quais tem que ser tomada uma decisão.


ora é disto que se trata. num País democrático, como o é a sociedade e o pretende ser cada indivíduo, trata-se de constituir a democracia e a liberdade de poder decidir, desde que estejam criadas as condições e definidos os parametros para a correcta TOMADA DE DECISÃO.

mais tarde ou mais cedo, terá lugar na sociedade portuguesa.

eu acredito