segunda-feira, abril 16, 2007

Porquê, Senhor Ministro?


No Encontro Público de Laboratórios Associados (LA), no âmbito de “Ciência 2007” foi-nos dada a conhecer uma avaliação final acerca da Investigação em Portugal, em 2007, pelo Senhor Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago. Face às excelentes apresentações dos trabalhos desenvolvidos, em desenvolvimento e as perspectivas futuras nos diversos LA representados, na sua maioria, pelos investigadores principais, o Senhor Ministro manifestou a sua avaliação como “extraordinariamente e impressionantemente positiva”.

A excelência dos laboratórios é sensacional e a construção de conhecimento em Portugal é uma realidade, embora ainda passe despercebida aos Portugueses, infelizmente. Mas, mais infeliz é a não menção dos construtores de conhecimento na sua total acepção. Os construtores, ainda que de conhecimento, são trabalhadores e na sua maioria são investigadores. Assim devem incluir-se, sem dúvida em primeiro lugar os investigadores principais, seguindo-se investigadores auxiliares, Pos-doc e os jovens investigadores que trabalham nos laboratórios. É trabalho (ponto final). Somos trabalhadores com regime de exclusividade para com a entidade pagadora e com total disponibilidade e entrega à investigação. Apresentamos capacidades para aumentar a competitividade e complementaridade necessária na investigação, colaboramos na internacionalização do trabalho e do laboratório. Nós cooperamos fazendo formação contínua deslocando-nos onde é necessário pois a mobilidade valorizada em ciência. E o reconhecimento?

O reconhecimento do sucesso científico é conseguido nos avanços tecnológicos e no crescente conhecimento.
Mas cada construtor de conhecimento precisa ser recompensado não só no reconhecimento da qualidade da investigação mas na criação de condições para a igualdade entre os trabalhadores.


Sim, trabalhadores! Somos construtores de conhecimento.

Não queremos bolsas de investigação que envergonham o reconhecimento que deve ser dado a colaboradores fundamentais para a construção do conhecimento através do trabalho de investigação desenvolvido em cada laboratório, nas mais diversas e fundamentais áreas de ciências.

Porque temos de continuar a ser chamados de “bolseiros” e temos de receber “bolsas”, Senhor Ministro? Porquê? Porquê? Porquê? Porquê? Porquê?

segunda-feira, abril 09, 2007

To all,

to all.
all of you that are close to me, in my mind, in my heat or by my side.

all of you.