terça-feira, janeiro 31, 2006

must be fair; the final point needed to win a sports match, especially in tennis

The match point is crucial; it makes you a winner or a looser. When the ball pops up in the net, if it falls forward…you win; if it falls back…
however, this is in tennis, what about real life?
It can fall back or forward that justice may or may not be fair…
to whom should it be!?!

sexta-feira, janeiro 27, 2006

discriminação

de facto o debate a 6 ficou por se realizar. não podia deixar de deixar o meu desagrado por tamanha injustiça. Once, em terras de Bush, na campanha eleitoral assisti ao único debate público que existiu "Bush x Kerry" e julguei que nunca veria tal discriminação e desigualdade em Portugal. enganei-me. ai, ai, ai...

segunda-feira, janeiro 23, 2006

voto. eu voto. que voto?

A relevância da selecção do presidente da república de Portugal é clara e evidente para nós Portugueses. Há que ter consciência no momento do voto para que Portugal, nós todos, nos identifiquemos e confiemos na pessoa que vai representar-nos; pelo menos de nós, uma maioria superior a 50% se identifique e confie. Pois está clara a decisão da maioria, mas…

Segundo o “artigo 126.º Constituição da República Portuguesa1. Será eleito Presidente da República o candidato que obtiver mais de metade dos votos validamente expressos, não se considerando como tal os votos em branco.”

Vamos lá a procurar compreender se têm ou não valor esses que são contabilizados no final do dia de eleições e são referidos e discriminados em acta; refiro-me aos votos em branco e votos nulos.

Adaptado de: http://filhodo25deabril.blogspot.com (Publicado originalmente a 27 de Janeiro de 2005)
Voto em branco: é o voto sem marcação da escolha do eleitor. O eleitor recusa os candidatos e os partidos mas não o regime representativo. Significa que, com outros candidatos, votaria neles. Retira legitimidade “moral” ao orgão legislativo (e executivo) mas não retira a legitimidade jurídica e política. No fundo o eleitor não se importa com quem vença a eleição ou por não se identificar com nenhum deles. Voto nulo: é o voto que não permite apurar o sentido do voto. Pode ser intencional ou não. Pressuponto que há intencionalidade, aqui não está subjacente a ideia do “tanto faz”, está a ideia que não quer nenhum dos partidos no poder! É um voto de protesto! É uma recusa em votar num candidato, demonstrada por diversas inscrições de várias naturezas.
Tantos os votos brancos como nulos fazem com que o somatório das percentagens dos partidos não seja de 100%.
Abstenção: é a não participação no processo eleitoral. Pode ter vários significados porque pode demonstrar desinteresse ou qualquer outra motivação impossível de quantificar. No fundo perde o valor de protesto porque não podemos concluir as razões que levaram o eleitor a não ir votar. Não tem influência nas decisões finais numa eleição presidencial.

E agora? Pergunto eu. Vale ou não a pena acreditar no voto em branco? Não, não enquanto não for publicado, publicitado e levado aos pícaros dos media o número e o peso de quem vota, de quem vota em branco.

conveniências de candidatos

Não era fácil a decisão, por isso vejamos: embora se diga e os candidatos se afirmem como pessoas independentes de cores políticas eram evidentes os apoios preferenciais por membros partidários. Do PS, o governo não poderia deixar de apoiar a face do PS, o emblemático e “histórico” Dr. Mário Soares – “tão histórico, mas….” O poeta e político Manuel Alegre candidato mostrou uma coragem pessoal que o levou ao segundo lugar na preferência dos portugueses – “não chega só ter apoio de poetas e escritores!!!” O Dr. Garcia Pereira mostrou que existe ainda sangue nas veias dos Portugueses não apoiados por partidos e a coragem de levar até ao fim uma candidatura individual – “é de louvar.” O Senhor Jerónimo de Sousa foi um representante à altura de candidato a Presidente da República, apresentando-se tantas vezes ao lado dos operários – “onde está a capacidade de elevar este nosso Portugal? Fundamentando-se em comunismo??!!!” O Dr. Francisco Louçã, o mais jovem candidato não desistiu e mostrou o conhecimento das áreas de mudança do país – “as mesmas de sempre!? E a noção de Presidente da República? Parece estar ofuscada pelo idealismo Bloquista!!!!” O Professor Dr. Cavaco Silva tendo uma bagagem de Portugal e dos Portugueses a vários níveis –“foram 8 anos a manobrar os Portugueses segundo conveniências!!!” Apresentou uma opaca transparência na definição de funções presidenciais e uma óbvia aparência de cooperação com o governo - por isso foi eleito?!? Será só importante verificar a maioria de 50% dos Portugueses, ou será só o mais conveniente?

sexta-feira, janeiro 20, 2006

fundings? me, myself and...ai, ai, ai!?!

in Portugal there are few contributors to science = Portugal development, you must believe this.
FCT, Fundação Calouste Gulbenkian and ...ai!!!!

ciência. is science a future, here? ai!!!

All the living beings interested me; from my beginning…teaching was the dream! Learn to teach from then on…that was not easy, Portugal have these great annual applications for their teachers that have to be father, mother, teacher and responsible for the Portuguese children behavior and… Oh! Yes the knowledge. Other ways… for a biologist: laboratory investigation and… master…PhD… for the science, the fundamental area for a country development. Does Portugal want to develop? Science is made by those who can survive with a funding … with no support … without encouragement…without the recognition from you, society. I am on going with laboratory research to complete a scientific plan, being me, myself and…ai!!!

quinta-feira, janeiro 19, 2006

me

born in the great year of 1978. living ... me, myself and...ai!!!!